Depois de um ano que a economia teve algumas reviravoltas e algumas adaptações de emergenciais, para o mundo corporativo se preparar para 2021 com reformas de crescimento e desenvolvimento digital. Atualmente que o cenário onde a ferramenta fundamental é a tecnologia, acompanhar as tendências de TI é uma estratégia.
Com a pandemias empresas tiveram que se adaptar aos processos digitais e remotos para manter as operações.
Alguns dos tópicos mais tendência na tecnologia corporativa foi, a computação em nuvem, automação, AI e Machine Learning. E para 2021, é tendência envolver os processos com a tecnologia de forma mais inteligente.
O instituto Gartner, lançou uma análise com as maiores tendências para o próximo ano. Levando em consideração estratégias que já vem sendo adotadas e as novas soluções de ti que as empresas já estão de olho.
Essas novas estratégias seguem três principais temas: Foco nas pessoas, independência de localização e entrega resiliênte.
Quais as tendências de TI para os próximos anos?
Desta forma, permanece com uma tendência de operações e tomadas de decisões com a tecnologia inteligente. Ou seja, que tudo que tiver potencial, deve ser automatizado e digitalizado.
A área de TI está mais valorizada que nos últimos tempos, seu papel já não se resume a garantir a entrega da tecnologia. E sim proporcionar uma boa experiência e ajudar a empresa entregar bons resultados com flexibilidade e resiliência é um dos objetivos da TI.
A intenção que as tendências apresentadas pelo grupo Gartner tenham uma interação uma com às outras. Essa combinação é esperada para orientar as estratégias de TI das organizações nos próximos 10 anos.
Vamos apontar as nove tendências apontadas para TI:
· Internet de comportamentos (IOB)
· Experiência total (TX)
· Hiperautomação
· Engenharia de IA
· Malha de Segurança Cibernética
· Negócio Inteligente Combinável
· Operações em qualquer lugar
· Nuvem distribuída e computação que aprimora a privacidade.
Internet de Comportamentos
Já está sendo observada em algumas organizações a internet of Behavior (IoB) para garantir os protocolos de segurança em relação ao Coronavírus e ao uso de EPIs.
O objetivo do uso da IoB é aproveitar dados coletados sobre comportamento das pessoas para influenciar ações por meio de feedback. Assim, é possível reunir informações digitais e do mundo físico para analisar o comportamento de um grupo de interesse.
Mas o uso da internet de Comportamentos não se restringe ao cumprimento de protocolos de saúde e segurança. A tecnologia tem o poder de incluir e processar dados comerciais de clientes, mídias sociais, implantação de reconhecimento facial de domínio público e rastreamento de localização.
A IoB pode ser usada para influenciar o comportamento do consumidor, para adaptar práticas e rotinas de equipes internas, para encontrar soluções mais eficiente da logística, por exemplo.
Independente dos objetivos e formas do uso de dados é importante ressaltar que o uso do IoB pode ter implicações éticas e sociais. As leis de privacidades que em cada pais são variáveis, devem ser aplicadas ao adotar a Internet of Behavior.
Malha de Segurança cibernética
A tecnologia que protege o pilar da independência de localização. Permitindo que o perímetro de segurança seja definido em torno da identidade de uma pessoa.
Tendo uma abordagem de segurança mais modular e responsiva, centralizando as políticas e distribuindo a aplicação. Com esse modelo que elimina a limitação geográfica da segurança de informação e evoluir dentro das necessidades atuais.
Experiência total (TX)
Havendo uma abordagem completa, que inclui a experiência do funcionário e do usuário para compor um resultado melhor.
Experiência do usuário
· Advocacia
· Lealdade
· Satisfação
Experiência do colaborador
· Interação
· Participação
· Engajamento
O conceito é enxergar essa experiência com um único sistema que, aprimora uniformemente, gera ao seu negócio um resultado mais sólido e vantajoso.
Negócios inteligentes combináveis
Como principal objetivo a mudança no modelo de negócio, abordando uma mentalidade de agilidade e adaptação. Essa nova mentalidade permite que a empresa se adapte rapidamente a mudança no cenário, com os dados disponíveis podendo tomar decisões rápidas.
Nesse modelo de Intelligent Composable business deve estar firme sobre uma política de acesso à informação, com aumento da democratização, e a redução dos processos burocráticos. Por meio dessa formula deve resultar em tomadas de decisões e respostas imediatas aos novos cenários.
Hiperautomação
O Intitudo Gartner, as organizações terão que se basear em eficiência e eficácia de negócios para manter se competitiva, ou perderão a chance. E a melhor forma de investir nisso é a automatização.
Para isso, é preciso automatizar a empresa, criando um processo mais enxuto, otimizados e integrados. A automação do seu negócio eliminas custos desnecessários.
Operações em qualquer lugar
Com a necessidade do distanciamento social, o modelo operacional de qualquer lugar foi sem dúvida o impulsionamento necessário. Com os trabalhos remotos e novos hábitos, as operações da empresa devem se adaptar para que possam ser realizadas de qualquer lugar.
Esse modelo segue a ideia “digital first, remote first”. Ou seja, as operações remotas e digitais são prioridades em espaços físicos. Tudo que pode ser transformado em serviços remotos, trazendo agilidade, ampliando as oportunidades.
Engenharia de IA
Centraliza os projetos isolados da IA em um processo estratégico integrado. Facilitando o desempenho, escalabilidade e confiabilidade dos projetos de IA.
Adicionando no investimento de valores na área, nos proporcionando mais estrutura para lidar com as questões de confiança, ética, transparência e conformidade. Dessa maneira, a IA passa a ser integrante do processo DevOps, e não apenas um pedaço isolado de infraestrutura de TI.
Nuvem Distribuída
A evolução da computação em nuvem, a nuvem distribui o serviço de nuvem publica para diferentes locais físicos. Coincidentemente, a operação e gestão dos serviços permanecem de responsabilidade do provedor de origem.
Com a nova tendência, em um período de centralização do armazenamento em nuvens públicas, surgindo a necessidade de oferecer suporte a sistemas de edge-computing, que precisam ocorrer perto da fonte de dados.
O modelo de nuvem distribuída reduz a latência, o congestionamento da rede e o risco de perda de dados.
Esse modelo executa mais de uma marca de nuvem pública. Distribuindo parte de uma mesma central de origem, distribuindo o serviço, mas não da sua governança.
PETs – Tecnologia que aumentam a privacidade
A tendência é garantir a compliance de LGPD e outras legislações de proteção de dados em diferentes países. Possibilitando a colaboração de organizações em pesquisas em forma segura, com concorrência sem abrir mão da confidencialidade.
Apresentando três etapas que protegem os dados enquanto estão sendo utilizados. Segundo a Gartner:
“A primeira proporciona um ambiente confiável no qual os dados sensíveis podem ser processados ou analisados.
A segunda realiza o processamento e a análise de forma descentralizada.
A terceira criptografa os dados e algoritmos antes do processamento ou análise. ”
Dessa forma, possibilita-se o compartilhamento de dados, mantendo a privacidade e a segurança. Com a análise do Gartner prevê que 50% das organizações adotem soluções de processamento de dados que vão de encontro às tecnologias de aprimoramento de privacidade nos próximos cinco anos.
Como que as tendências vão impactar a gestão de TI em 2021?
A previsão das mudanças na forma de gerir a TI também são afetadas pela necessidade de reestabelecimento. Levando isso em conta, sabemos que o CIOs tem papel crucial na condução das inovações tecnológicas como resposta às mudanças. Essas novas tecnologias serão responsáveis por uma redefinição do modelo de negócio, promovendo eficiência e agilidade para a empresa.
O que mais aumenta nessas tendências é a responsabilidade do CIO pelos resultados operacionais dos negócios, devido ao seu conhecimento da tecnologia que facilita o impacto comercial.
Para acompanhar a velocidade das mudanças, as empresas deverão investir em um novo modelo de gestão de TI, com agilidade e eficiência. A empresa ficará defasada sem essas adaptações e perderá a competitividade de mercado.
A tecnologia será usada para acompanhar a “voz da sociedade”, que se ignorada pela empresa pode representar perda de valor da marca e até mesmo gerar problemas de imagem para a empresa.
Com a readequação do espaço físico dos escritórios também demostra o foco nas pessoas. Seja para melhorar a experiência de usuários, funcionários e cliente, seja para atender a novas demandas, como instalações de educação e cuidado infantil, por exemplo. Essas demandas se tronaram mais lentas com a pandemia e não podem ser ignoradas pelos gestores.
Essas tendências estão previstas para os próximos 5 anos. Para acompanhar as mudanças, é interessante contar com um parceiro de tecnologia atualizado no mercado.
Para acompanha-las, é preciso atenção e uma boa estratégia e resposta rápida às novas demandas. Se você acredita que a sua empresa está pronta para o futuro e quer começar 2021 com uma parceria de TI quer acompanhar as tendências para seu negócio, conheça a Info Touch e saiba como podemos ajudar na sua empresa com as melhores soluções de tecnologia.
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